Kingdom Hearts - Review



Game: Kingdom Hearts
Produtora: SquareSoft
Ano: 2002
Gênero: RPG, Aventura
Classificação: 6 +
Plataforma: Playstation 2
Jogadores: 1




Tudo começou com um encontro ao acaso entre o produtor da Square Shinji Hashimoto e um executivo da Disney no elevador. As duas empresas haviam trabalhado no mesmo escritório em Tóquio, e resolveram unir seus personagens em um só universo. Nasce então Kingdom Hearts, que trouxe consigo mais um marco na história dos vídeo-games, um clássico nascido de clássicos.



Unir o universo Disney com Final Fantasy pode ter causado certa resistência de inicio, mas a SquareSoft e a Disney resolveram apostar nesta ideia, resultado: um RPG de ação que traz um sistema e histórias característicos de um Final Fantasy, mas ambientado nos diversos universos Disney.

Desde Alice no país das maravilhas, a Alladin, Pinochio, Hércules ou a Pequena Sereia, são vários os mundos referentes aos clássicos Disney, bem como os personagens que de uma forma muito interessante e original se agregam ao enredo.










Mas isso não significa que por utilizar mundos e personagens já conhecidos o game será previsível e sem inovações. A história gira em torno do protagonista Sora, um jovem que vive em Destiny Islands e junto com seus amigos Rikku e Kairi, resolvem se aventurar por “outros mundos”, e para tal constroem uma jangada.


Na noite anterior a viagem, estranhas criaturas chamadas Heartless atacam a ilha e os três se separam. Na busca por seus amigos Sora descobre que foi escolhido pela Keyblade, uma espécie de espada em forma de chave, para viajar por diversos mundos, e literalmente trancá-los. Durante sua jornada ele conhecerá os cavaleiros Donald e Goofy (pateta) que estão em busca do seu rei desaparecido, Mickey, e assim ambos se juntam a missão de Sora.










Ao longo da aventura você também contará com o auxilio de personagens como: Alladin, Tarzan, Jack Skellington, Ariel, Peter Pan e Beast, sem contar com os personagens invocados como Summons!


O game se trata de um RPG, e, portanto conta com níveis, magias, equipamentos, elementos e etc. As referências a Final Fantasy são bem significativas aqui. Nomes de magias como Fire, Blizzard, Thunder e Cure, além dos itens que também levam a mesma nomenclatura da série Final Fantasy. Até mesmo a conhecida janelinha de comandos no canto inferior da tela está presente. A diferença é que as batalhas ocorrem em tempo real e você tem total controle do personagem no cenário. Pode saltar, esquivar, defender, usar magias com combinações de botões, tudo com total liberdade.



Seus companheiros não são comandados diretamente por você, mas é possível equipá-los, usar itens e orientar suas ações nas batalhas como: ter foco na cura, no ataque em grupo ou individual. Alguns possuem mais facilidade com magia, outros com a força bruta, utilize-os a seu favor.


Os cenários são cheios de segredos, com diversos tesouros escondidos, itens raros, e locais só acessíveis ao adquirir certas habilidades. Como o exemplo do Trinity, habilidade que necessita dos três personagens reunidos para fazê-lo.

O dinheiro aqui é o Munny, com o qual você adquire diversos itens nas lojas do game. É possível também fazer itens através das Synthesys unindo materiais adquiridos em batalha e exploração, na loja dos Moggles. (um dos mascotes de Final Fantasy)


Além dos Heartless que surgem de diversas formas e tamanhos, você enfrentará também alguns vilões da Disney como o Capitão Gancho (Peter Pan) e Úrsula (A pequena Sereia), bem como outras personalidades de Final Fantasy, como Squall Leonhart (Final Fantasy VIII) e Cloud Strife (Final Fantasy VII).


Para viajar entre os mundos você contará com a Nave Gummi, que pode ser personalizada com diversos atributos e equipamentos na Gummi Garage. Com ela você atravessará cenários meio “espaciais” atirando e esquivando de obstáculos... É possível também fazer uma nova a partir do zero ou utilizando outra como modelo.

No aspecto sonoro, o game é um espetáculo, além das músicas originais, os cenários da Disney contam com seus temas também originais, sendo um para as batalhas e outro para a exploração. Há os temas de Bosses que são mais limitados, repetindo independente do mundo. Algumas vozes também se mantiveram com os dubladores originais!










Enfim, Kingdom Hearts é um prato cheio tanto para quem conhece os dois universos abordados, como para quem ainda não. Com uma jogabilidade mais simples e didática e um enredo cativante e inovador esse Crossover da Square é mais um grande sucesso que recebeu uma versão com extras chamada Kingdom Hearts Final Mix, além de diversas continuações para diferentes consoles.

Prós: Square + Disney!

Contras: Deveriam haver outros personagens jogáveis além de Sora.

Gráficos: 9.5
Som: 9.5
Jogabilidade: 9.0
Diversão: 9.0

0 Response to "Kingdom Hearts - Review"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme