Como “rodar” jogos através de pen drive/dispositivos USB no seu Playstation 2 - Tutorial


Se você tem um PS2 com o canhão desgastado ou simplesmente quer poupá-lo lendo mídias piratas duvidosas, pode optar por esta forma econômica de se divertir.
Existe mais de uma maneira de alcançar esta proeza, mas neste post apresentarei a forma como eu consegui fazer...

Antes de mais nada você deve ter o uLaunchElf instalado em seu memory card. Veja o tutorial aqui.

Programas utilizados:

- Daemon Tools: Com ele você pode emular a ISO de um jogo e explorar seus arquivos sem precisar necessariamente da mídia (CD/DVD) por isso é recomendado ter este programa;
- USBExtreme: É com este programa que se converte a ISO para rodar via Pen Drive/USB;
- USB Advance: Arquivo em .elf utilizado pelo PS2 para reconhecer os jogos via Pen Drive/USB;

Vamos aos passos:

1. Baixe e instale o Daemon Tools, facilmente encontrado no google;

2. Com a imagem (.ISO) do jogo que você deseja já no PC, clique com o botão direito do mouse sobre ela e em seguida “abrir com Daemon Tools” (O programa criará uma unidade virtual para executar a ISO);


3. Agora abra o USBExtreme e na aba GameInstaller, selecione a unidade onde está o jogo (D:/E:/F:/etc);



4. Selecione o tipo de mídia (se o jogo é em CD ou DVD);


5. Em seguida selecione a unidade de destino da conversão;


6. Digite o título do jogo que deseja para aparecer na tela do PS2, e clique em Start;



7. Após converter, o jogo ficará desta forma:


Copie todos estes arquivos para o Pen Drive/Dispositivo USB que você pretende usar no PS2;

8. Baixe o programa USB Advance aqui, e copie ele também para o Pen Drive do jeito que está;

9. Plugue o Pen Drive no PS2, selecione-o (mass:/) e execute o arquivo USB_Advance.elf;


10. Você será transportado para a tela do programa onde aparece a lista de jogos distribuídos no Pen Drive;



Pronto! Basta escolher o jogo com o botão X e esperar carregar.

OBS1: Se o jogo que você pretende converter está em uma mídia e não em um arquivo ISO, seja ele um CD ou um DVD, siga o tutorial a partir do ponto 3.

OBS2: Para colocar mais de um jogo no mesmo Pen Drive/Dispositivo USB, converta todos os jogos para o mesmo destino (diretório/pasta) através do USBExtreme, ou para um diretório a parte que contenha o arquivo ul.cfg vindo da primeira conversão que você fez. Ou seja, é recomendado que você crie uma cópia deste pequeno arquivo para futuras conversões se achar necessário, pois somente com ele o programa USB Advance reconhecerá mais de um jogo convertido no mesmo Pen Drive.

OBS3: Existe um outro programa chamado Open PS2 Loader, que possui a mesma função do USB Advance, com algumas opções a mais e um visual mais moderno. Pode ser baixado aqui, e executado com o uLaunchelf.

13 Response to "Como “rodar” jogos através de pen drive/dispositivos USB no seu Playstation 2 - Tutorial"

  1. funciona isos de outros video games como psp,gamecube,ps1 e etc...

    Não, aí seria demais. XD

    Se funcionasse os jogos de PS1 tbm já seria BEM legal. Mas são só os jogos pra PS2 mesmo, a maioria pelo menos, não tds..

    Mas se não me engano é possível rodar os emuladores de super nintendo, mega drive e outros consoles antigos tbm via USB. Se vc se interessar, dá uma pesquisada pela net depois. ;)

    tem o emulador de jogos ps1 para ps2, eu uso no meu, soh q a o formato da imagem eh .img, por isso vc precisa converter usando o Ultra Iso

    Ouvi dizer que ainda não roda 100% os jogos nesse emulador, fica dando uns lags, eh verdade?

    me imitou

    iguana says:

    cara fiz tudo do jeito que falou mas não deu certo quando entra pra carregar o jogo aperto x e não carrega fica em uma tela preta

    Tenha certeza de ter escolhido o tipo de mídia certa (CD/DVD) ao converter. E Desfragmente o pen drive q evita travamentos ou loadings longos.

    Quais os jogos q vc testou? nenhum deu certo? Pde ser por causa de jogo tbm, nem tds funcionam assim...

    Elton says:

    gostaria de fazer uma pergunta o ps2 reconhece o pendrive samdisk 8gb ?

    ganso963 says:

    Caso eu tenha apenas o arquivo iso sem nenhuma mídia, como eu procedo ?

    Tem que gravar o arquivo ISO em uma Mídia pro PS2 ler.

    Olá!
    Eu tô com esse problema:
    Tenho Onimusha Dawn of Dreams japonês e:
    1. O USBUtil não consegue converter; eu soube que é um bug dele, daí eu tentei pelo USBExtreme;
    2. O USBExtreme, quando converte, não faz aparecer o arquivo ul.cfb. Eu não sei mais o que fazer!
    Será que alguém poderia me ajudar?
    Shalom

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme