Okami - Review


Game: Okami
Produtora: Clover Studio / Capcom
Ano: 2006
Gênero: Aventura
Classificação: 13 +
Plataformas: Playstation 2, Nintendo Wii
Jogadores: 1




Mais uma obra de arte gamer dessa vez desenvolvida pela “falecida” Clover Studio e publicada pela grandiosa Capcom.


Okami encanta com o seu belo visual em cel-shading, que se assemelha a uma pintura em aquarela. Os ambientes e personagens são como uma verdadeira pintura em movimento! A beleza presente no game lhe surpreende o cada minuto.



O enredo se passa no antigo Japão, onde o mundo foi tomado pelas trevas devido a acidental liberação de Orochi, um dragão de oito cabeças selado 100 anos atrás por um guerreiro de nome Nagi e seu fiél companheiro, um lobo branco de nome Shiranui. Agora, com Orochi mais uma vez na ativa, Sakuya, o espírito das árvores invoca a deusa do Sol Amaterasu e também reencarnação de Shiranui para livrar o mundo das trevas, devolvendo sua cor e vida.












É na pele de Amaterasu que você irá se aventurar no game, com um mundo incrivelmente amplo e cheio de quests e sidequests para fazer, que lembram um pouco The Legend of Zelda. O seu grande diferencial é a utilização do Celestial Brush, uma técnica onde uma lona é posta sobre a tela do jogo, e você pode desenhar nela para lhe auxiliar nos combates, puzzles ou devolvendo a vida ao mundo do game.











Ao se desenhar um circulo no céu, por exemplo, surgirá o sol, e junto com ele a luz do dia; desenhe um loop no ar, e o vento soprará, ou uma linha sobre os inimigos para cortá-los como uma lâmina. Existem cerca de 13 técnicas diferentes utilizáveis que você habilitará ao completar as constelações em diferentes partes do game (desenhando pontos no céu) para libertar os deuses do Celestial Brush (inspirados no zodíaco chinês).

Com diversas ações (bondosas), como fazer árvores brotarem ou alimentar animais selvagens, você receberá pontos de Praise, que são utilizados para aumentar os poderes de Amaterasu, como sua quantidade de vida ou as garrafas de tinta utilizadas com o Celestial Brush.



Os combates ocorrem numa tela à parte, quando você encosta nos “pergaminhos fantasmagóricos” que perambulam pelos ambientes, e lá você poderá utilizar suas armas, técnicas de luta e de pintura para enfrentar seus inimigos. Existem três tipo principais de armas: Os Reflectors para resistência, os Rosaries para ataques a distância, e as Glaives para combates de curto alcance. Elas podem ser equipadas como armas e sub-armas a seu gosto.










Ao longo do game você pode aprender novas técnicas de combate nos dojos, gastando yens, e também comprar novos equipamentos com dinheiro ou na troca dos raros itens “Demon Fangs”.

O inicio de Okami não é tão empolgante devido sua longa e cansativa introdução que exige uma certa paciência, além de que os personagens não falam numa língua compreensível, na verdade fazem uns barulhos estranhos e irritantes que chegam a ser desnecessários, já que existem as legendas. Mas isso pode ser tratado como um “charme” singular do game, que por sinal tem diversos momentos engraçados principalmente com o mascote e guia de Amaterasu, o pequeno Issun.


A trilha sonora é muito legal, com destaque para alguns temas que chegam a ser marcantes para o jogador. O game não é nada pequeno, prepare-se para muitas e muitas horas de aventuras, puzzles, combates e diálogos...

Só como curiosidade, Amaterasu está presente no game Marvel VS Capcom 3: Fate of Two Worlds!

Prós: Inovação e arte integradas num só game; Muitos ambientes diferentes e amplos.

Contras: Introdução cansativa que “mascara” o quanto o jogo tem a oferecer pela frente; Vozes irritantes dos personagens.

Gráficos: 9.5
Som: 9.0
Jogabilidade: 8.5
Diversão: 9.0

3 Response to "Okami - Review"

  1. Deivison Nascimento says:

    Ótimo review. Mas vc esqueceu de mencionar os nomes dos 12 deuses do Celestial Brush.

    Mas fora isso, o Review ficou perfeito.

    Parabéns.

    Obrigado! :)

    FabioYujinNee says:

    Na verdade são Treze se contar o proprio Amaterasu(O gato, Kabegami, não e um animal do zodiaco chines original)

    Amaterasu, sun god wolf, Yomigami, rejuvination god dragon, Tachigami, power slash god rat, The Hanagami, flower gods monkeys, Bakugami, bomb god Boar(ou pode ser Pig ai depende), Nuregami, water god snake,Yumigami, moon god rabbit, Kazegami, wind god horse
    Moegami, fire god phoenix(ou galo tambem depende), Kasugami, time/mist god sheep, Kabegami, wall/climb god cat, Gekigami, thunder/lightning god tiger, Itegami, ice god ox

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme