Final Fantasy - Review



Game: Final Fantasy
Produtora: Squaresoft
Ano: 1987 (lançamento original)
Gênero: RPG
Classificação: 6 +
Plataformas: Nintendo, MSX2, WonderSwan Color, Playstation, Game Boy Advance, Mobile Phone, Playstation Portable, Wii Virtual Console, Playstation Network, iOS
Jogadores: 1





Atenção: Essa review foi feita com base na versão de GBA lançada em 2004, e pode apresentar leves diferenças das demais versões lançadas.

Muitos não sabem, mas a Squaresoft (Square Enix) já foi uma decadente empresa de games prestes a falir. Porém com o nascimento de sua principal obra, ela foi capaz de dar a volta por cima. Final Fantasy gerou um retorno exorbitante e se tornou um sucesso que perdura até hoje com produções cada vez mais belas e caprichadas!
Vamos falar justamente do game que deu origem a uma das mais famosas franquias de games.



Em Final Fantasy o mundo está sendo ameaçado por forças malignas que dominam os quatro elementos, afetando todo o equilíbrio natural, gerando devastações e destruição. E segundo a lenda, os quatro guerreiros da luz surgirão para restaurar os cristais que garantem a estabilidade do planeta. Basicamente a história é isso. Com o tempo o enredo adquire um caráter mais complexo sobre a história do vilão Garland e até viagens no tempo, que na época nunca foi explorado em um jogo.

Os tais guerreiros da luz são personagens anônimos, e não possuem falas em nenhum momento do enredo, você quem escolhe um nome pra eles, bem como suas classes que inicialmente podem ser: Warrior, Thief, Monk, Black Mage, White Mage ou Red Mage; e em pouco mais da metade do game as classes podem ser evoluídas, mas não podem ser trocadas durante o jogo.










Cada classe tem seus equipamentos (armas, escudos, capacetes, luvas, botas, armaduras e acessórios) e magias compatíveis, que podem ser compradas nas diversas lojas espalhadas pelo mundo. Existem oito níveis de magia negra e oito níveis de magia branca, cada nível possui quatro magias, e em cada personagem você pode selecionar apenas três magias para cada nível.

As magias negras são especializadas na ofensa e status negativos em seus oponentes, enquanto as brancas são para cura e proteção dos seus aliados...











Ao longo do game você também utilizará transportes para se locomover pelo mundo, pois existem áreas acessíveis apenas com determinados transportes. Há a Canoe que atravessa pequenos rios, o Boat que navega pelo mar aberto e o clássico Airship capaz de voar pelas montanhas e demais lugares altos. O Chocobo, que é marca registrada na série, ainda não existia aqui.

Prepare-se para muitas dugeons complexas de se explorar, que exigem boa memorização e atenção, e também curiosidade e paciência caso queira encontrar itens raros e poderosos.










Na batalha os comandos são simples e se resumem a Attack, Magic, Itens, Equip, (onde é possível trocar de equipamento durante a batalha) e Flee para escapar. Pode-se haver uma dificuldade no inicio do jogo com as constantes batalhas e escassez de potions ou lugares para recuperar HP, mas isso pode ser facilmente resolvido comprando Sleeping Bags, Tents ou Cottages para dormir durante a sua viagem recuperando grande parcela do HP e MP.

Muitos podem ignorar o game pelo fato de não ter protagonistas com personalidade e os gráficos não serem espetaculares, eu já fui um desses. Mas pode acreditar, com poucos minutos de jogatina você já percebe o quão envolvente pode ser esse Final Fantasy como qualquer um mais atual. A trilha sonora é magnífica, o enredo é envolvente, e batalhas épicas o aguardam nessa aventura!



A versão de GBA possui um extra chamado Soul of Chaos, onde você explora quatro dugeons especiais, com inimigos e bosses novos não encontrados no enredo principal.

Prós: Vale a pena conhecer as origens da série nesse ótimo título; Possui jogabilidade simples; Ótima trilha sonora.

Contras: Os personagens são anônimos; Não se podem alterar as classes durante o jogo.

Gráficos: 7.0
Som: 9.0
Jogabilidade: 8.5
Diversão: 8.0

0 Response to "Final Fantasy - Review"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme