Como turbinar o seu Playstation 2 -Tutorial

Sabe aquele problema que dá quando seu Memory Card já não tem mais espaço livre para novos Saves, e você tem que deletar antigos Saves ou até mesmo gastar dinheiro comprando um novo MC?

Pois é, navegando internet a fora, descobri uma forma prática, eficiente e segura não só de fazer backup dos seus Saves de Memory Card em um Pen Drive, como também instalar um programa multimídia no seu Playstation 2, permitindo rodar arquivos de vídeo, MP3 e imagens através do próprio Pen Drive!

Do que você vai precisar?

- Um PS2 destravado;
- Um Memory Card original de 8MB;
- Um DVD-R gravável;
- Um Pen Drive ou qualquer dispositivo USB (celular, MP3/MP4, etc).

Programas utilizados:

- uLaunchElf: Com ele você pode transferir arquivos entre Memory Card e Pen Drive, bem como executar outros programas para o PS2;
- Free McBoot: Ao se instalar esse programa no Memory Card, o PS2 (seja ele travado ou destravado com qualquer ModChip) dará boot automático do uLaunchElf ao iniciar o console;
- Simple Media System: Com ele é possível reproduzir os arquivos multimídia no seu PS2.

Vamos primeiro aprender a fazer backup dos Saves:

1. Baixe os programas uLaunchElf e Free McBoot aqui;

2. Grave-os no DVD;

Eles vêm juntos e integrados em um arquivo de imagem (.ISO) para você gravar diretamente no DVD e rodá-lo no PS2, nada de complicado!
Caso haja dúvidas de como gravar uma imagem em disco, confiram este outro tutorial.

3. Plugue Memory Card e Pen Drive no seu PS2.

5. Ligue e coloque o DVD já gravado com o uLaunchElf e Free McBoot para o console ler.

Essa tela irá aparecer:


Aqui é onde você instala ambos os programas no seu Memory Card e não precisará mais do DVD para rodá-los no PS2!

OBS: É recomendável que você formate o seu Memory Card pressionando Select, para que a instalação seja bem sucedida, só que você perderá todos os saves.

6. Instale os programas pressionando quadrado (MULTI INSTALL).

Isso fará eles rodarem em qualquer PS2 de mesma região, basta plugar o Memory Card com os programas já instalados.

7. Pronto! Com a instalação concluída, reinicie agora sem o DVD.

Uma tela vai aparecer com um logo semelhante a este:



Em seguida a tela do uLaunchElf ao se pressionar o Círculo:



Legendas:

mc0:/ - Memory Card conectado no Slot 1.
mc1:/ - Memory Card conectado no Slot 2.
hdd0:/ - HDD.
cdfs:/ - Drive de CD/DVD.
mass:/ - Dispositivo conectado na USB.
host:/ - Rede.
MISC:/ - Programas úteis do uLaunchELF.

8. Escolha o dispositivo que você quer para explorar seus arquivos;

9. Treine um pouco as funções dos comandos dos botões. Existem legendas na base da tela dizendo a função de cada botão.

Em R1 você abre uma mini-tela onde se escolhe se quer copiar (copy) /recortar (cut) /colar (paste) arquivos. Ou seja, basta copiar os Saves de um dispositivo a outro.

Atenção: Ao se colar um Save de PS2 em outro dispositivo, selecione a opção PsuPaste e não o Paste comum, isso evitará problemas com o Save;

Agora é a vez de fazer seu PS2 rodar arquivos multimídia pelo Pen Drive:

1. Baixe o arquivo executável do programa Simple Media System (SMS) aqui. Este arquivo deve ser colocado no seu Pen Drive;

2. Plugue o Pen Drive no PS2 e inicie;

3. No uLaunchElf entre no dispositivo USB e execute o arquivo SMS.elf pressionando Circulo.
Pronto! Você será transportado para a tela do SMS;

4. Pressione Start para abrir uma tela de opções do programa, como essa:


Entre na opção Device Settings com X e habilite todos os dispositivos (também com X) para que o PS2 os reconheça.

Agora seu Pen Drive estará como um ícone no topo da tela e será possível executar seus arquivos!

Um verdadeiro Midia Player para o PS2. Com esse programa, o Playstation 2 é capaz de reproduzir arquivos de vídeos tipo AVI (Divx e Xvid) e áudio MP3, além de imagens.

É possível reproduzir a partir de CD, DVD, ou USB (Pen Drive, MP3/MP4 Player, HDD, etc)


OBS1: Caso queria executar o programa pelo Memory Card sem precisar do Pen Drive basta transferir o arquivo SMS.elf para o Memory Card com o uLaunchElf.

OBS2: Não precisa ir para a tela do uLaunchElf sempre que iniciar o PS2, pressione Start para iniciar um jogo que esteja no leitor, ou Select para abrir o gerenciador do Memory Card.

Se o tutorial não estiver muito claro, deixem um comentário por favor, assim posso melhorá-lo.  

Mais informações e outras funcionalidades para o PS2, visitem: 


67 Response to "Como turbinar o seu Playstation 2 -Tutorial"

  1. Gravei no dvd do que o playstation 2 não le isso é uma grande mintira esse totorial

    No mínimo voce gravou a imagem de forma indevida. Seu ps2 é destravado? Com qual chip?

    Eu particularmente fiz e estou usufruindo de todas essas funcionalidades. Meu ps2 é destravado com o chip Thunder.

    como posso saber o tipo do chip de destravamento ?

    Bem, se ele for Chip Matrix aparece a informação ao iniciar o console, e com o chip thunder (q eh o meu caso), ele inicia normalmente como se fosse um console travado, mas pegando jogos piratas. Dentro dessas duas possibilidades acho q dá pra saber qual seu chip. Atualmente só se usam chips Matrix.

    ei eu baixei os programas ae quero saber se eu posso jogar um jogo direto do meu pendraiv sem precisar do cd ou dvd é se eu vou poder usar meu pendrai como memori carde

    Sim, é possível jogar pelo pen drive bem como por HD interno/externo, mas não são todos os jogos que funcionam desta forma.

    E como já citado no post, é possivel fazer o backup dos seus saves tbm no pen drive, mas não usá-lo diretamente como Memory Card. Os saves devem ser transferidos do MC para PD e vice-e-versa.

    Em breve tentarei fazer um tutorial de como eu faço para jogar através de pen drive ou demais dispositivos USB.

    Informe se o backup dos saves e o Simple Media System deram certo com você.

    Anônimo says:

    eu posso passar sms para o pen drive e istalar no ps2

    Este comentário foi removido pelo autor.

    Sim, contanto que o uLanuchElf já esteja instalado em seu Memory Card, basta executar o arquivo ELF do Simple Media System que estiver em seu pen drive, é mt simples. :)

    gmail says:

    como eu instalo novos programas?

    Busque o programa desejado em formato "ELF" para baixar e coloque no seu Pen Drive.
    Depois basta executar via uLaunchElf.

    Anônimo says:

    tem como eu executar jogos pelo pen drive invés de usar o dvd do jogo e como fazer isso obrigado espero sua resposta

    Mirror says:

    upa os links novamente estão OFF o programa se puderem é claro, obrigado

    Unknown says:

    qualé o saite para baixar o programa gratis

    Unknown says:

    o link para dowload do CFMCB ULAUNCHELF DVD.zip nao esta funcionando. vc não tem outro ? fico no aguardo . obrigado

    Pessoal, os links foram atualizados. Testei aí pra ver se está tudo ok!

    Testem.*

    Unknown says:

    agora os links funcionaram. mas só mais uma pergunta. os programas estão juntos ou separados?

    O post agora foi consertado. Deixei apenas o link correto, com os 2 programas juntos.

    Qualquer problema, deixe seu comentário;

    Unknown says:

    Valeu fera..brigadão..........ajudou d+

    Unknown says:

    eu baixei o programa e gravei tudo certinho mas a versao do programa que apareceu pra mim 1.0 e nao a 1.5 como a do tutorial e quando tento instalar o programa no game apertando quadrado aparece a mensagem erro

    Sim, na verdade a versão do download é a 1.0. Na imagem tem 1.5 pq foi a única que achei no google com boa nitidez para colocar na postagem... rs

    O erro pode ter ocorrido pelo fato de seu MC ter pouco espaço para instalar o programa, como dito na postagem é recomendado ter pelo menos 1MB ou 2MB livres pra instalar.

    Portanto libere algum espaço no MC e tente novamente pra ver se dá certo.. Ou se possível formate-o, só q vc perderá os saves contidos nele atualmente.

    Aliás, cite aqui a mensagem de erro que aparecer quando você tenta instalar o programa...

    Anônimo says:

    bom tutorial cara,gostaria de saber se tem algum programa que rode jogos de play 1,ou os programas que já vem no ''mega pack br'',algum deles servem para rodar???

    Isso é algo que eu gostaria muito que lançassem também, mas infelizmente desconheço algum programa ou forma satisfatória de rodar os jogos de PS1 no PS2 sem precisar de mídias (CD/DVD). =/

    Pessoal aproveitem para conferir o novo tutorial que fiz, mostrando como rodar os jogos do PS2 via USB.

    Quem não viu ainda, segue o link:
    http://onegaigames.blogspot.com.br/2012/09/como-rodar-jogos-atraves-de-pen.html

    apenas no jogo onimusha 3 no inicio da um menasagem sem memory card instalado no slot 1 ou slot 2 começar o jogo assim mesmo. Nos outros jogos na da isso e consigo salvar. o que posso fazer?

    Anônimo says:

    eu instalei tudo certinho so que na hora aque renicio o ps2 nao aparece nada

    Anônimo says:

    RAPAZ, EU TIVE QUE FAZER A NORMAL INSTALL, PORQUE MEU MC É PIRATA... A MULTI INSTALL DÁ ERRO MESMO COM 4 MB... POREM NÃO CONSIGO ENTRAR NO LOAD BOOT.ELF O QUE FAÇO AGORA?

    Pra vc q instalou tudo certo, e não abriu a tela do uLaunchelf, vá na rotina de pesquisa do seu PS2 e entre no Memory Card pra ver se tem algum arquivo do MCboot de fato instalado nele.

    Eh recomendado que voces formatem o Memory Card ates de instalarem os programas, foi assim que fiz aqui e funcionou de boa.

    Quanto a Memory Cards piratas até onde sei, não funciona com eles. Apenas se for original.

    Unknown says:

    exelente tutorial. muito bem elaborado vc esta de parabens. tudo funcionou perfeitamente no meu ps2 muito obrigado...

    Unknown says:

    exelente tutorial. muito bem elaborado vc esta de parabens. tudo funcionou perfeitamente no meu ps2 muito obrigado...

    Anônimo says:

    sou prova que tudo isso é verdade pois destravo play e uso isso tudo , a minha mais nova foi rodar ps1 pelo pen drie plugado no ps2,

    Unknown says:

    kra meu play é destravado pelo chip matrix !! gravei tudo certinho mais ai coloco o cd e aparece disco incorreto insira um cd de play 1 ou 2 ?? o q faço? tem alguma dica?

    Unknown says:

    kra muito legal esse blog !! aqui meu play é destravado pelo chip matrix!! e gravei tudo certinho so q o play não ta reconhecendo o disco fica mostrando insira um disco de play 1 ou 2? tem alguma dica?

    Cara, infelizmente não sei te dizer, pois tenho pouco conhecimento do chip matrix.

    Mas provavelmente vc gravou o programa de forma errada no DVD. Vc ja gravou outros jogos de PS2 em DVD antes, ou essa foi a primeira vez?

    Qualquer dúvida quanto a isso, tem outro tutorial no blog sobre como gravar imagens ISO em CDs/DVDs: http://onegaigames.blogspot.com.br/2011/03/como-gravar-jogos-tutorial.html

    Espero que ajude...

    Gilberto says:

    Tenho um HD da Dell de 1 TB, uso ele no meu Play 2 para assistir filmes e ouvir musicas,quando desligo o meu Play o HD faz um barulhinho.

    Gostaria de saber se pode danificar o disco do HD desligando ele sem ejetar , eu uso um progama chamado: Free mc boot 1.8,que tem um aplicativo chamado: SMS Version 2.9,esse aplicativo faz com que o Play2 se torne um media center para assistir filmes e ouvir musicas,quando desligo o meu Play o HD faz um barulhinho. Gostaria de saber se isso pode danificar o Hd de Alguma forma ?

    Gilberto says:

    Tenho um HD da Dell de 1 TB, uso ele no meu Play 2 para assistir filmes e ouvir musicas,quando desligo o meu Play o HD faz um barulhinho.
    Gostaria de saber se pode danificar o disco do HD desligando ele sem ejetar , eu uso um progama chamado: Free mc boot 1.8,que tem um aplicativo chamado: SMS Version 2.9,esse aplicativo faz com que o Play2 se torne um media center para assistir filmes e ouvir musicas,quando desligo o meu Play o HD faz um barulhinho.
    1 - Gostaria de saber se isso pode danificar o Hd de Alguma forma ?
    é
    2 - Se tem como ejetar o hd e a pendrive?

    amigo eu gravei tudo certinho mais quando eu ligo o ps2 sem o dvd vai para aquela tela de "pesquisa de rotina" se puder min da teu email do msn ou facebook

    Anônimo says:

    como você ligar o play2 tem que sigura o R1 para ir para a tela do uLaunchElf.

    Anônimo says:

    Cara, me tira uma duvida, to com o mesmo problema, eu gravo e ponho o DVD pra rodar, e ele nao da boot, simplesmente carrega, e depois volta pra tela do Memory card, o que faço ? CHi´p MATRIX 1.93

    JúNiOr says:

    não tem como abrir PDF não??

    Anônimo says:

    depois que você poe isso para jogar com pendrive,da pra jogar com dvd denovo?

    rafael says:

    E muito mais fácil com o chip da matrix 1.93

    R4F43L says:

    Deu tudo certo

    Wall says:

    oi como gravo o uLaunchElf e Free McBoot baixei e gravei a imagem do free Mcboot mas não rodou no ps2

    jonas99 says:

    Ai cara tá de parabéns pelo post tentei aqui usando os links que vc deu ai e deu certim! To usando o Ulaunchelf 4.12, ainda consegui arrumar o save do meu pes 2013 que havia dado corrupt file! Parabéns ai depois de tanto roda a net e não ter conseguido...finalmente achei um post bom e com os links certos.

    Cara, fiz tudo certo, mas na hora que tô instalando o freeboot dá erro no patching dummies, o que faço?

    Unknown says:

    No meu aparece uma msg de erro na instalação do McBoot, formatei meu memory card. Oq faço?

    Anônimo says:

    esse tutorial e bom, pena que tem jente que nao intende!

    tem como trasformar um pen drive em memore card ????

    Anônimo says:

    E acho que da serto agora so falta tentar valeu galera pela dica

    Oi, na verdade eu gravei tudo isso apenas para reproduzir midia mp4 no ps2 então, gravei tudo e deu tudo certo mas, quando abro algo em mp4 reproduz em mp3, tem como me dar uma ajuda? ;)

    Anônimo says:

    (Mateus) Olá. Se eu fazer esse processo de "turbinar" o PlayStation 2, ele ainda vai estar apto a ler mídias físicas de PlayStation 2 normalmente?

    Anônimo says:

    Caro, somente com o Ps2 destravado com o chip Matrix é possível realizar o procedimento descrito ? Meu ps2 é destravado, porém não com o Matrix, e não leu o dvd com a .iso gravado e executei todos os procedimentos de forma correta.

    Anônimo says:

    Um comentário que talvez ajude algumas pessoas, o meu ps2 somente funcionou com esses dois programas o freebot e o ulaunchelf quando eu fiz a imagem dentro de um dvd-r, testei colocar em um dvd-rw e não reconhecia como um cd de ps2. Espero ajudar

    Anônimo says:

    Tem que gravar em um dvd-r, se for em dvd-rw o ps2 não reconhece

    Unknown says:

    Tem como fazer com um qualquer PS2? (Travado ou Destravado, Tijolão ou Slim, Pirata ou Original, etc
    )

    Modon says:

    Ai galera! ajudem-me...meu chip é Xilinx nãp consigo entrar em nenhuma configuração nem mesmo dar fazer o boot com MCard..o que faço..alguem conhece esse chip?

    Anônimo says:

    Na hora de fazer o download do uLaunchElf e do Free McBoot, aparece esse seguinte erro:

    Sorry, the file link that you requested is not valid.
    Reasons for this may include:
    Invalid link
    The file has been deleted because it was violating our Terms of use

    O que pode ser?
    Obrigado.

    Anônimo says:

    Quando eu coloco o dvd no PS2, aparece a seguinte mensagem em um fundo verrmelho:

    ''Inserir um disco de PlayStation ou PlayStation2''

    O que pode ser?
    Obrigado desde já.

    Anônimo says:

    Amigo eu fiz tudo e instalei no memory card mas quando eu ligo o play 2 sem o cd nao aparece a imagem do FreeMcBoot...o chip do meu eh matrix...oq sera q aconteceu?

    Anônimo says:

    Eu baixei os programas, gravei a imagem iso até aqui deu tudo certo, mas quando retiro o disco DVD não aparece zona o logo do a Free MCBoot, verifiquei no Mc os programas lá estão.
    Então o que se passa?
    Ajudem-me só por favor.

    Unknown says:

    Fiz todo o procedimento é não tá lendo as mídia do ps2 .. Como faço pra pega ??

    Unknown says:


    kra muito legal esse blog !! aqui meu play é destravado pelo chip matrix!! e gravei tudo certinho so q o play não ta reconhecendo as midias. Aparece tudo o pen drive aparece os jogos mas não reproduz ele .. Pode me ajuda ??

    Unknown says:

    Fiz todo o procedimento é não tá lendo as mídia do ps2 .. Como faço pra pega ??

    Meu ps2 funcionava com o opl com boot no memory card e salvava as configurações do menu secreto, ai o ps2 queimou a fonte levei para o concerto o cara colocou outra fonte e nao funcionou mais o opl pelo memory card e nem pelo disco? saberia dizer alguma coisa se a fonte tem a ver ou so nao funcionaria mais se tivesse sido trocado o chip chip?

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme